ART.SA DESIGN

Studio & Design

ART.SA DESIGN

Como alcançar a Posição ZERO do Google?

Como alcançar a Posição ZERO do Google?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O que precisa saber para alcançar a Posição ZERO do Google?

Focar exclusivamente na primeira posição é para os fracos: a sacada da vez agora é alcançar a posição ZERO do Google, também conhecida como Featured Snippets.

Você já deve ter percebido: o mecanismo de busca se atualizou e hoje é capaz de entregar algumas informações na própria página de resultados. Elas se destacam das demais e geralmente atraem o maior número de cliques, trazendo novos visitantes para sua página.

A pergunta agora é: mas como posso conquistar esta posição tão privilegiada do Google? Não existe resposta exata, mas existem diversos testes e estudos que apontam para algumas formas eficientes de aumentar suas chances de chegar lá! 

Nesta postagem, ensinaremos a você tudo sobre a posição zero do Google e como fazer otimização de sites e conteúdos para entrar nesse páreo e conquistar o topo da lista de resultados.

Posição zero do Google? Featured Snippet? O básico que você precisa saber!

As chances de você já ter se deparado com alguma dessas caixas de informação na na busca orgânica do Google são imensas. Não poderia ser diferente: 41% das questões já têm Featured Snippet e eles estão roubando cliques da primeira posição.

A posição zero é uma invenção criada para otimizar as buscas do usuário. São caixas com respostas curtas e diretas pensadas naquelas pesquisas rápidas em que precisamos apenas de uma informação específica. 

Por um lado, pode parecer que a medida acaba diminuindo do tráfego do seu site, mas a verdade é que ela melhora sua qualidade. Um usuário que deseja uma informação rápida dificilmente perderá tempo lendo um blogpost inteiro. Logo, este tipo de clique seria apenas uma métrica de vaidade! 

Entretanto, pelo destaque que os snippets recebem (eles são mostrados antes mesmo dos anúncios pagos!) as chances de que um visitante realmente interessado clique nele são enormes. 

Apesar não ser claro como conquistar a posição zero do Google, é possível reconhecer alguns padrões. Primeiramente: não esqueça de otimizar os conteúdos para SEO focando na primeira página. Produza conteúdos épicos para estar entre os 10 primeiros, pois os snippets costumam vir de alguma destas páginas.

Nesse sentido, é importante ranquear as palavras-chave certas, evitar frases muito longas e sem pontuação, entre outras técnicas básicas de SEO. A maior particularidade é o sucesso das palavras-chave de cauda-longa nesse tipo de resposta.

A boa notícia é que não é necessário estar na primeira colocação para ganhar a posição zero do Google. Na verdade, os featured snippets da primeira página recebem apenas aproximadamente 30% dos cliques. Os outros 70% estão distribuídos entre outros resultados da primeira página.

Em busca da posição zero do Google

Pode parecer difícil ganhar uma posição assim tão concorrida, mas garantimos que não é impossível. Com trabalho árduo,  uma boa estratégia SEO e profissionais qualificados você também pode chegar lá. 

Como na maioria dos casos do Marketing Digital não existe uma fórmula definitiva para chegar lá. Porém, estas são algumas das técnicas mais eficientes para ranquear a posição zero do Google: 

Foco em responder perguntas:
A frequência de snippets é muito maior em buscas com palavras-chave de cauda longa e que efetivamente respondem perguntas. Por isso, um bom ponto de partida é identificar quais são as perguntas mais frequentes de suas personas e desenvolver conteúdos bem didáticos que respondam a elas.

Conteúdos muito técnicos, cheios de storytellings ou jornalísticos demais são péssimos para a posição zero do Google. Porém, muita calma nessa hora: eles são fundamentais para complementar a estratégia de conteúdo e precisam ser produzidos também! Mas, quando desenvolver material voltado para essa finalidade, o melhor é ser objetivo.

O foco destes conteúdos deve ser em respostas a perguntas do tipo: 

  • “Quem?”;
  • “Onde?”; 
  • O que?”; 
  • “Como?”; 
  • “Por que?”

Elas devem estar anunciadas no texto, especialmente em títulos e subtítulos dentro do conteúdo. Depois, basta responder de forma sucinta, idealmente algo em torno de 40 e 55 palavras. 

Tipos de respostas para Featured Snippets:

Certamente, as respostas precisam ser curtas, mas não precisam ser todas iguais. Existem basicamente três tipos de respostas que costumam ficar na posição zero do Google:

1- Parágrafos:

Representam a maioria dos Featured Snippets. São pequenos parágrafos em texto corrido, como você pode ver na imagem acima. Costumam ser mais comuns nas buscas por definições de palavras ou termos, mas também podem aparecer em outras circunstâncias.

Exemplos de perguntas comuns para este tipo de resposta:

  • O que é…?
  • O que significa…?
  • Quem foi…?

Veja o exemplo na imagem abaixo:

Como alcançar a Posição ZERO do Google?

2- Listas:

O segundo tipo de respostas que normalmente ficam na posição zero do Google são as listas. Internautas gostam deste tipo de conteúdo, especialmente quando estão buscando sugestões sobre algum tema relevante.

Os tipos mais comuns de listas são:

  • Ranking;
  • Passo a passo;
  • Receita;
  • Melhores/piores;
  • Filmografias/bibliografias;

Não existe limite no número de itens que você pode listar. Listar mais do que os que aparecem na busca é até positivo, pois instiga a curiosidade do leitor para ver o resto! Porém, tome cuidado com a extensão de cada item: não coloque mais do que 10 termos em cada um deles.

Veja o exemplo na imagem abaixo:

Como alcançar a Posição ZERO do Google?

3- Tabela:

O terceiro e último tipo de resposta para garantir a posição zero do Google é a tabela. Ela é utilizada especialmente em casos de comparações, mas também aparece em pesquisas de horários e preços.

Assim como as listas, podem ter itens ilimitados. Entretanto, não podem ter mais do que três colunas. Apesar disso, você pode colocar mais informações em abas, como é o caso dos horários da pesquisa do exemplo.

Veja o exemplo na imagem abaixo:

Como alcançar a Posição ZERO do Google?

Auxílio de especialistas:

Outro fator importante sobre a posição 0 do Google é que ela muda frequentemente. Logo, é uma tarefa que demanda certo conhecimento e atenção. É importante ter um profissional dedicado a acompanhar as modificações dos snippets. E estudando seu comportamento para encontrar as melhores estratégias! 

Uma alternativa eficiente é contratar uma produtora de conteúdo para auxiliar na criação e monitoramento destes conteúdos. Profissionais especializados já estão acostumados com esses recursos na estratégia de conteúdo e estão se informando de forma recente acerca dos avanços do mecanismo de busca.

Esses três itens são as bases para que você possa desenvolver conteúdos relevantes e, de quebra, garantir a posição zero do Google. Agregue esta prática na sua estratégia de Inbound e observe o resultado! 

Só não vale focar exclusivamente disso e esquecer de outras técnicas igualmente importantes para o crescimento da empresa. Um bom exemplo de ferramenta que funciona perfeitamente na estratégia de conteúdo é o uso de e-mail marketing.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Como alcançar a Posição ZERO do Google?

Enviando Comentário Fechar :/
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Estamos sempre prontos

para receber seu contato

Precisando tirar suas dúvidas, mas não tem como nos ligar, não tem problema! Nós da ART.SA DESIGN estamos sempre prontos para atender nossos clientes, preencha as informações abaixo que nós entramos em contato.

Clique aqui Caso queira tratar de outro assunto!