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Como aumentar o tráfego orgânico de seu blog

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Dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu blog ou site

A criação e manutenção de um blog de conteúdos é fundamental para uma estratégia de Inbound Marketing. Contudo, não basta colocar o material no ar! É preciso garantir que ele seja acessado, consumido e, principalmente, engaje novos leads (prospects).

Uma das formas mais importantes de cumprir este objetivo é garantindo o volume e a qualidade do tráfego orgânico no seu blog. Em outras palavras, isso quer dizer certificar-se de que você será encontrado nos principais mecanismos de busca pelas suas personas.

Esté é um problema com o qual você tem quebrado a cabeça? Então, respire fundo nós podemos ajudá-lo!

A importância do tráfego orgânico para blogs e sites

Começamos então com o Tráfego Orgânico e para quem não sabe essa é a forma mais econômica de se conseguir novos leeds, pois se trata de visitas que chegam em seu site ou blog através de fontes que não foram pagas diretamente. É uma métrica que por si só não gera custos. Entretanto, é bom considerar investir em profissionais qualificados para garantir seu sucesso.

É por isso que é necessário produzir conteúdos que agradam e sempre alinhados com as melhores técnicas de SEO para ter os melhores resultados nos mecanismos de busca (GOOGLE, YAHOO, BING, ETC...). O ideal é sempre buscar a primeira posição do Google, mas ficar entre os 10 primeiros resultados já é uma conquista e tanto!

Essa é uma forma que funciona de conseguir tráfego orgânico para seu site/blog e se tornar uma autoridade nos assuntos que vai abordar. Esse método é tão importante para seu site/blog que pesquisas comprovam que 70% dos cliques são realizados através de buscas orgânicas.

Garantir um tráfego sem custo e de grande visibilidade já são motivos de sobra para otimizar a produção com foco em tráfego orgânico, certo? Bom, aqui temos algumas dicas para melhorar sua estratégia de marketing digital e obter resultados incríveis!

1- Conheça profundamente seu público:

É sério, viva isso intensamente! Descubra seus temas favoritos, suas cores, caracteristicas, estilo de vida, etc…

Descubra até mesmo como qual sabor de bolo eles mais gostam para ter resultados efetivos e criar um bom rapport!

Um conteúdo só é eficiente na medida em que responde exatamente aquilo que seus leitores desejam e precisam ouvir. Com seu conhecimento técnico do setor de atuação, você tem capacidade de prever os problemas de seu usuário. Com isso, fica muito mais fácil descobrir sobre o que é necessário falar para vender a solução.

Definir as personas é um processo muito delicado e deve ser feito com muito cuidado, aplicando uma metodologia adequada e constantemente validada. Se ainda não passou por essa etapa em sua empresa podemos te ajudar com uma consultoria gratuita sobre o assunto, basta agendar no final da página!

Agora, se já estiver com as características de suas personas na ponta da língua, mantenha isso em mente e avance para o próximo nível.

2- Produza conteúdos incríveis:

Para se manter sempre no top 10 dos mecanismos de busca e ganhar notoriedade e autoridade no seu setor de atuação, você deve produzir conteúdos incríveis. Imagine que neste exato momento milhares de outras empresas estão produzindo para o mesmo público que você. Muitas, inclusive, oferecem a mesma solução.


Se você se conformar com o simples e produzir qualquer coisa, certamente acabará esquecido(a) em meio aqueles que só se repetem mais do mesmo.


Para gerar tráfego orgânico, seus conteúdos devem se destacar dos demais. Isto implica em:


  • Oferecer sempre as informações o mais atualizadas possível e de qualidade;
  • Saber identificar qual é o tipo de linguagem do seu público e aplicar para que a conversa seja mais pessoal e longe dos conteúdos chatos e genéricos que vemos por aí;
  • Utilizar referências importantes para seu público e ficar sempre atento(a) a temas que impactaram recentemente;
  • Produzir conteúdos que sejam sempre relevantes e não estejam datados demais;

3- Otimize seus conteúdos para SEO: 

Sabemos que falar SEO no Inbound Marketing é quase redundante, mas é um assunto tão importante que não tem como deixar passar!

Naturalmente, não tem sentido se preocupar com o Marketing Digital se ele não for visto por ninguém. Desta forma, trabalhar com SEO é essencial para aumentar o tráfego orgânico e ser notado em meio a multidão.

Tudo começa com a escolha das palavras-chave mais adequadas para seu público e solução. Tente pensar como sua persona! Pergunte-se:

  • “Que pergunta eu faria ao Google se quisesse resolver tal problema ligado a minha solução?”
  • “Que palavras meu público poderia utilizar para buscar uma solução como a minha?”
  • “Quais assuntos relevantes meu público tem pesquisado hoje?”

Partindo das respostas a estas perguntas, você terá um direcionamento para a sua campanhas de Inbound Marketing e consequentemente, boas ideias para escolher as palavras-chave. Pesquise estes termos em ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave do Google e avalie por quais vale a pena entrar na disputa de atenção.

O próximo passo é produzir conteúdos distribuindo a palavra-chave ao longo do texto, html, títulos e subtítulos. Quanto mais melhor, mas cuidado para não saturar o conteúdo de modo que se torne chato e estranho de ler!

Tudo isso é claro, sempre estando atento a escrever frases curtas, agregar imagens e ter uma página responsiva e otimizada.

Este é somente um resumo para você ter uma ideia do que se trata, mas SEO é coisa séria! Por isso, aprenda mais a respeito desta técnica com os próximos conteúdos que iremos disponibilizar aqui no blog da ART.SA

4- Contrate uma agência especializada:

Montar uma equipe nota 10 para executar as suas estratégias de Marketing Digital não é algo que surge da noite para o dia. Para produzir seus conteúdos e acompanhar as métricas , então, nem se fala! Isso pode sobrecarregar qualquer coordenador e não é uma tarefa que pode ser delegada a qualquer um.

Logo, o melhor custo-benefício, muitas vezes, está na contratação de uma agência especializada. Ela pode tanto fornecer produção de conteúdos, como fazer o acompanhamento completo do desempenho de suas campanhas de Inbound.

Você sai ganhando duplamente, pois poupa tempo para se focar em outras questões estratégicas e operacionais e ainda tem a tranquilidade de que a otimização para tráfego orgânico está em boas mãos!

Estas são as dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site/blog. Agora, você tem a informação. Mas se quiser uma ajuda a ART.SA está a disposição para gerar seus conteúdos incríveis!

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