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Saiba qual a importância das Redes Sociais para seu e-commerce

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Veja 7 sacadas sobre a importância das Redes Sociais para seu e-commerce

Grande parte das lojas virtuais já tem sua página no Facebook, no Instagram, no YouTube ou em outras mídias sociais.

E mesmo aquelas que não têm perfis nessas plataformas também estão presentes nesse contexto. Afinal, os usuários podem estar lá no trocando comentários, reclamações e avaliações sobre essas empresas “ausentes”.

Adotando uma abordagem mais ampla, podemos dizer que as redes sociais no e-commerce vão muito além da questão do marketing. Devemos também encará-la como uma forma de aperfeiçoamento de rotinas internas que vão desde a escolha do mix de produtos que serão oferecidos em uma loja virtual, chegando até a parte de atendimento ao cliente, uma das principais funções desse canal de comunicação.

Estabeleça datas e prazos para implementação das diversas fases do projeto. Não tente criar uma presença em todas as mídias sociais de uma só vez, já que existe uma curva de aprendizado prático em cada uma delas. Além do mais, gerar conteúdo realmente relevante para publicação, é um trabalho que demanda tempo.

Neste texto, vamos listar alguns motivos para investir nas redes sociais e aumentar a procura de seus produtos e serviços.

1. Criar uma relação extra comercial com os consumidores

Manter interações exclusivamente comerciais é algo que dificilmente atrai e fideliza clientes. Com as redes sociais, eles esperam muito mais de uma empresa do que apenas comprar e vender.

É preciso ter diálogo, conteúdo, confiança e até mesmo descontração. São detalhes que humanizam mais a relação entre marcas e consumidores, e criam diferenciais para que o público não seja convencido apenas por preço ou conveniência.

2. É onde o consumidor se expressa

As redes sociais não apenas fazem parte do dia a dia do cotidiano do consumidor, mas também compõem o lugar onde os seus clientes se sentem à vontade para falar. Sendo assim, você pode conhecer melhor seu público. Isso permite entender melhor como potenciais e atuais clientes pensam e agem. Dessa forma, será possível adequar suas estratégias de marketing e vendas às preferências desses públicos.

3. Segmentar

Na atualidade, sabemos que nichos dão muito mais resultado do que atirar para todos os lados. Aliás, uma estratégia focada possibilita muitos mais resultados – e até menos gastos. E isso é a que mais dá possibilidades às redes sociais.

Por exemplo, hoje é possível fazer campanhas focadas de Facebook Ads, conforme a percepção de estudos do público alvo. Dessa maneira, é possível ter melhores resultados.

A rede fast food Burger King fez uma campanha inusitada e melhorou muito suas vendas. Em 2013, a marca tinha cerca de 30 mil fãs, quando decidiu dar uma “limpa” na sua página. A marca colocou um banner no Facebook, que tinha essa ideia: “Se você é verdadeiramente fã, clique no banner e continue a seguir a página. Se não, clique e adicione seus dados, vamos enviar um cupom para que você possa ganhar um Big Mac e ser feliz”.

Com a campanha, a rede social chegou a 8 mil seguidores, porém rendeu cinco vezes mais engajamento e interação com a marca. Com isso, é muito claro, aumentou as vendas.

Muitos empresários acreditam que o aumento de seguidores irá trazer mais resultados a marca, mas a verdade é que o trabalho segmentado é muito mais importante.

4. Trazer mais visibilidade para a loja

De acordo com o relatório Social Media Trends 2017, a maior visibilidade é destacada por 83,2% das empresas como uma das vantagens de usar as redes sociais.

E esse benefício é bem notório, não é mesmo? Ao criar perfis e executar uma estratégia de marketing nas redes sociais, um e-commerce está expandindo suas fronteiras.

Ela se torna mais localizável para pessoas que dificilmente a encontrariam de outras maneiras pela internet.

5. É possível mensurar, sim!

Os empresários quase sempre ficam chateados dizendo que não é possível mensurar o que está sendo feito nas redes sociais. Mas isso não passa de um mito. Além de sistemas que se associam com as mídias, é possível utilizar uma série de técnicas que ajudam a mostrar os resultados.

Há formas simples de fazer isso. Por exemplo, uso de cupons ou de códigos para mostrar de onde o consumidor veio. Pedir para que esses clientes coloquem em suas compras esses dados vai ajudar muito.

Outra forma é alinhar o Google Analytics ao Facebook. Basta colocar alguns códigos no carrinho de compra que você verá quanto de compra seus clientes vieram das redes e chegam até o final do processo de compra.

Todos esses são exemplos simples, mas que podem fazer total diferença para seu e-commerce e ajudá-lo a fazer a diferença.

6. Aumentar a reputação da marca

Uma página que promove discussões interessantes, que compartilha conteúdos úteis para os seguidores e que não se envolve em polêmicas ajuda a melhorar (e muito) a credibilidade da marca ou empresa por ela representada.

Além disso, a própria participação dos consumidores pode elevar a confiança na marca. Por exemplo, se um cliente satisfeito com uma compra fizer uma avaliação positiva na fan page da loja, aquilo será uma prova social valiosíssima para você.

7. Impulsionar suas vendas

Você tinha ideia de que 75% dos consumidores compraram alguma oferta só porque a viram anteriormente nas redes sociais?

Pois é, esse dado da Sprout Social mostra como uma publicação na sua própria página, um post pago para ser promovido ou um conteúdo trazido pelo público podem influenciar outros consumidores a comprarem algo.

Além do mais, com uma visibilidade maior, é natural que sua loja conquiste mais oportunidades de negócio e, consequentemente, mais conversões em clientes.

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